sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Pousada CHAMAMÉ


A Pousada Chamamé para melhor atender os hospedes disponibiliza: 21 suítes, piscina com cascata, bar molhado, quiosque com churrasqueira, fogão a lenha, salão de jogos, internet wireless.

Todas as suítes possuem: cama box, TY, Wifi, frigobar, ar condicionado, telefone.

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Contato:
Endereço: Rua Miguel Alvi, 298 – Bonito MS
Email: recepcao@pousadachamame.com.br
Fone: 67 3255-2275 / 3255-2287 / 3255-4685
Site: www.pousadachamame.com.br

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Inscrições para Atrações Culturais

Foi lançado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS),o edital de seleção de atrações de artes cênicas para a participação na 11ª Edição do Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 28 de julho a 1º de agosto de 2010.

Serão selecionados grupos/artistas de teatro, de circo e de dança atuantes no Estado de Mato Grosso do Sul, para prestigiar a produção das artes cênicas sul-mato-grossense, e priorizar as manifestações da cultura regional e que possam ser mostradas em ruas, praças e escolas de Bonito.

O Festival de Inverno de Bonito tem por objetivo produzir ações concretas para incentivar a produção artística e cultural e promover a responsabilidade social e preservação ambiental.

O Festival contemplará 4 espetáculos, sendo 2 de teatro/circo e 2 de dança. Caso o número de selecionados seja inferior ao previsto a Fundação de Cultura poderá contratar a seu critério grupos/artistas de teatro, de circo e de dança com consagração pela crítica especializada ou pela opinião pública para participarem do Festival.

As inscrições estão abertas no período de 18 de novembro de 2009 a 29 de janeiro de 2010 e devem ser encaminhadas, somente através dos Correios por Sedex, ao endereço: 11ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO/2010 - ARTES CÊNICAS" - Gerência de Difusão Cultural - Memorial da Cultura - Av. Fernando Corrêa da Costa, n.º 559, Centro - Campo Grande - MS - CEP 79.002-820, junto com os documentos do edital.

Mais informações sobre o edital poderão ser obtidas pelos telefones (0XX67) 3316-9110 (com Sidnéia Beltrani ou Joelma Fernandes Arguelho).

Fonte: FCMS

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Projeto Tour da Experiência


O Projeto Tour da Experiência lançou seu portal na internet, durante o 21º Festival do Turismo de Gramado (RS).

O secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Airton Pereira, afirmou que a nova ferramenta, além de permitir a divulgação do projeto, proporcionará uma maior interatividade com o público-alvo. O Tour da Experiência está sendo implantado em Petrópolis (RJ), Belém (PA), Bonito (MS), Região da Uva e Vinho - Serra Gaúcha (RS), e Costa do Descobrimento (BA).

"Estamos preparando produtos para o consumidor deste século, que não quer mais ser passivo, mas interagir com a paisagem, com as atrações turísticas. Por isso, o projeto destaca o valor de cada um destes locais, para que o turista receba a história, a emoção e a peculiaridade de cada um deles. Assim teremos não só um turismo com mais qualidade, mas também um país mais humano e receptivo", garantiu Airton.

Valéria Barros, coordenadora nacional de Projetos de Turismo do SEBRAE, também destacou a importância de um site exclusivamente voltado para o Tour da Experiência. "As redes sociais se fortalecem em uma grande velocidade e este é o tipo de iniciativa que só vai agregar valor ao projeto. Todos os responsáveis pelo desenvolvimento desta idéia estão de parabéns".

Com o portal, cada destino poderá atualizar notícias diretamente. Há espaço também para depoimentos e galeria de fotos publicadas pelos internautas. O endereço do site é www.tourdaexperiencia.com

O Tour da Experiência é uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o SEBRAE Nacional e o Instituto Marca Brasil (IMB), com o objetivo de oferecer atividades turísticas que despertem emoção, prazer e satisfação.

Fonte: Mtur

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pousada Rancho Jarinu


A Pousada Rancho Jarinu, oferece toda a estrutura para quem deseja explorar as belezas e aventuras da região sem deixar de lado o conforto. Para os que procuram em Bonito fortes emoções e contato com a natureza, a Pousada Rancho Jarinu oferece um complexo de apartamentos equipados para fornecer ao final do dia, todo o conforto necessário para o descanso.
Se a idéia é de um lugar para completa harmonia e sossego, os apartamentos formam ambientes inteiramente aconchegantes com toda a garantia de privacidade e conforto. Apartamentos com Ar Condicionado, Frigobar e TV. Contamos com área de lazer com redes e piscina, também amplo estacionamento.

A Pousada Rancho Jarinu fica a 2 quadras da rua principal de Bonito, bem no centro da cidade.

Contato
Tel: (67) 3255-2094
E-mail: reservas@pousadaranchojarinu.com.br
Site: www.pousadaranchojarinu.com.br

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Festival da Guavira


Nos dias 27 e 28 de novembro, Bonito realiza o Festival da Guavira. A comunidade de Bonito promove todo ano esse Festival. A Guavira é um fruto típico da região e faz parte da cultura local. A escolha da fruta como nome do Festival surgiu da necessidade de conservação dos recursos naturais. Nativa do Cerrado, a Guavira vem sendo aos poucos substituída por áreas de pastagem para a criação do gado.

O evento é organizado por representantes do comércio local e Sindicato Rural, em parceria com a Fundação de Cultura de MS e Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
A programação do Festival ainda não está fechada, mas o centro do evento será na Praça das Piraputangas.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Conduta Hoteleira - Pessoas com deficiência e idosos


Considerando-se que o turismo é uma forma de promoção de bem estar social, que não deve impedir, negar ou limitar o acesso aos equipamentos e atrativos, aos serviços e aos produtos turísticos, os meios de hospedagem devem adotar práticas que garantam aos idosos e às pessoas com deficiência igualdade de direitos.
Contudo, deve-se lembrar que ninguém é deficiente em termos absolutos, mas, sim, em certas situações. Por exemplo, subir e descer escadas, abrir uma porta, ouvir um chamado, etc. Sendo assim, é sempre importante que o meio de hospedagem esteja preparado para atender aos casos de necessidades especiais.
Recentemente, o MTur publicou o Manual de Orientações Turismo e Acessibilidade (2006), que pode ser baixado via internet do site do órgão http://institucional.turismo.gov.br/arquivos_open/diretrizes_manuais/manual_acessibilidade.pdf Deve-se lembrar, ainda, que a Lei 8.213/91 determina que empresas com 100 ou mais empregados contratem trabalhadores com algum tipo de deficiência. Estas empresas podem, por exemplo, recorrer a ONGs para a indicação desses profissionais.

Case
Cláudia, 20 anos, com deficiência física que a obriga a utilizar-se de cadeira de rodas, teve seu vôo cancelado e, para compensar seu prejuízo, a companhia aérea encaminhou-a para um dos melhores hotéis da cidade. Ao se dirigir à recepção do hotel, percebeu que os outros hóspedes eram atendidos assim que se aproximavam do balcão. Percebendo que não era “vista”, Cláudia optou por fazer um sinal sonoro com os dedos, chamando a atenção da recepcionista. Feito o check-in, dirigiu-se ao apartamento que lhe foi designado – nos fundos de um longo corredor. Depois de entrar no quarto, dirigiu-se à janela para ver a vista: terceiro problema – a altura das janelas não lhe permitia apreciar a eventual paisagem vendida pelo hotel. Cansada depois de tantos problemas, desde o aeroporto até sua chegada ao hotel, Cláudia resolveu descansar. Quarto problema: a cama, com altura “normal”, estava muito acima da sua cadeira de rodas. Era-lhe, impossível, sozinha, sair de sua cadeira e passar para a cama.

Perguntas e respostas


Como o funcionário ou gerente deve agir ao atender pessoas com deficiência ou idosas?


Oferecendo-lhes tratamento condizentes com a sua necessidade de maneira prioritária e adequada.
O atendimento prioritário consiste dentre outros, em assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis, serviços de atendimento para deficientes auditivos, prestados por intérprete ou pessoa capacitada em Língua Brasileira de Sinais – Libras. No trato com aquelas que não se comuniquem em Libras, e para pessoas surdocegas, assim como para atender às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, providenciar guias-intérpretes ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento, admitindo, se for o caso, a entrada e permanência de cão-guia de acompanhamento.
No caso do idoso, dar-lhe a preferência e tratamento adequado.
A pessoa com deficiência sempre deve ser consultada sobre a melhor maneira de ser atendida ou abordada, evitando-se, assim, constrangimentos desnecessários. No entanto, algumas recomendações ou dicas podem ajudar no dia a dia.
Procure conhecer detalhadamente o Decreto no. 5.296, de 2004, que trata de critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Recomendações

* Não pratique, nem seja conivente com qualquer tipo de discriminação.
* Oriente seus funcionários para, sempre, estarem atentos para os casos de pessoas com deficiência.
* Atenda as normas específicas para as adaptações das edificações e para novas construções.
* Disponibilize informações aos hóspedes, por meio de catálogos, brochuras, cartazes, vídeos, páginas na internet e outros meios, sobre as possíveis dificuldades ou facilidades de acesso.
* Esteja constantemente atento aos pormenores relativos a cada uma das possíveis necessidades dos hóspedes especiais.


Fonte: Manual de Conduta Hoteleira

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Hotel Pousada Bonsai


O Hotel Pousada Bonsai está localizado há duas quadras do centro da cidade, consta com toda infra-estrutura necessária para hospedá-lo com segurança e conforto, para melhor atende-lo a recepção é serviço 24 horas. Hospedar-se no Bonsai, é ter a certeza de estar em um dos melhores ambientes hoteleiros da cidade.



Com 10 anos de experiência o Bonsai está de cara nova atualmente consta com 84 leitos, divididos em 27 apartamentos, todos equipados com ar condicionado, frigobar, TV com antena parabólica, telefone, internet wirelles gratuita para os hóspedes, colchão Box e garagem individual coberta. Na parte da estrutura do hotel foi feita a reforma, e ampliação de duas unidades habitacionais, e a redecoração, revitalização e climatização do salão de café da manhã, da sala de estar e de todas as áreas habitacionais.
O Bonsai também possui mini biblioteca, e nas áreas de lazer estão disponíveis piscinas, american bar, sala de jogos, pista para a prática de cooper, quadra de grama para vôlei e um riacho de águas transparentes cercado de uma mata ciliar onde você poderá passar ótimos momentos de tranqüilidade e recentemente foi criado o “Cantinho Zen” (lounge de descanço).


No hotel também funciona a agencia Bonsai Tour com disposição de guias bilingües e assessoria em todos os passeios para lhe dar maior conforto e tranqüilidade. Aproveite os mais variados passeios para conhecer as maravilhas que tem Bonito/MS.

Contato:

Tel: (67) 3255-2000
E-mail: bonito@hotelbonsai.com.br
www.hotelbonsai.com.br

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dia do Hoteleiro*


O dia do Hoteleiro - dia 09 de novembro.
Uma justa homenagem ao proprietário de hotel, que acolhe o turista em seu estabelecimento e é responsável, em grande parte, pelo sucesso da viagem e pelo retorno desse turista em outra oportunidade.
A hospitalidade envolve um conceito de bem servir aos que procuram o hotel, seja para negócios ou lazer, estabelecendo um elo entre os setores ligados ao turismo, além de gerar empregos e desenvolvimento sustentável as regiões onde se estabelece.
Parabéns a todos do setor!!

Conduta Hoteleira - Responsabilidade Trabalhista



As relações entre empregador e empregados são reguladas pelas leis trabalhistas em vigor e compreendem normas do direito do trabalho, remuneração, férias, descanso semanal e indenizações. A empresa assume este tipo de responsabilidade quando contrata empregados pessoalmente ou através de seu representante. Por vezes, não se trata de efetuar novos gastos, mas, sim, de realizar o procedimento de forma correta, uma vez que rotinas trabalhistas corretas evitam discussões posteriores com o pagamento de diferenças financeiras.Atender às exigências das leis trabalhistas é garantir melhor relacionamento com os empregados e a legitimidade da empresa.

Registro de empregados
O cumprimento de forma completa da legislação trabalhista é essencial para evitar processo judicial na área trabalhista.A partir do momento que um profissional esteja à disposição da empresa, recebendo ordens e remuneração de forma constante, ele deverá ser registrado como empregado, com a anotação na Carteira de Trabalho e todos os registros legais.Em hipótese alguma deverá se admitir para o trabalho um funcionário que tenha pendência de documentação. A partir do momento em que se iniciar o trabalho, deverá ser anotado o registro na Carteira de Trabalho do empregado, assim como o período em que ele se encontra em experiência, se necessário.No início da prestação do serviço, quando da contratação, o empregado deverá ser informado sobre as atividades que se esperam dele, quais as obrigações que terá e todos os benefícios que irá receber.

Case
Procurando emprego, o Jovem Luís Gonçalves arranjou vaga em uma pousada para trabalhar como garçom de quarta-feira a domingo, todas as semanas. O acordo entre a empresa e o profissional foi apenas verbal. A mesma situação que se encontrava a maioria dos profissionais que integravam o quadro funcional da pousada. Apesar de ter mais de 10 empregados , o estabelecimento também não possuía controle de entreda e saída de funcionários.
Após um mês de serviço, Luis foi dispensado por ter sido considerado inadequado à função. Inconformado, ele procurou a Justiça do Trabalho e denunciou não somente o seu caso, como também o de seus companheiros que permaneciam trabalhando no local. A denúncia resultou na visita de um fiscal do trabalho, que levantou todas as irregularidades e multou a empresa.


Perguntas e respostas


Por que devo registrar o meu empregado?

Para evitar multa trabalhista e poder efetuar todos os recolhimentos previdenciários e fiscais, em favor do empregado, garantido-lhe a contagem do tempo de serviço para efeito de aposentadoria.


Que data deve constar na Carteira do Trabalho do empregado como a de início do contrato?

A data efetiva em que iniciou seus serviços para a empresa ou aquela a partir da qual ficou à disposição da empresa para treinamento.


Porque é importante assinar o contrato de experiência?

Este é um período de adaptação do funcionário com a empresa e da empresa com o funcionário. Assim, caso não ocorra esta adaptação, ao final da experiência, o empregado será desligado sem a necessidade de pagamento de aviso prévio.



Quando a Carteira de Trabalho não é assinada, posso entender que os primeiros dias são dias de experiência do empregado?

Não. O contrato de experiência não se presume. É necessário que ele esteja assinado.


Como pode ser a distribuição da carga horária do empregado ao longo da semana?

Conforme a Constituição ela pode ficar entre 36 e 44 horas por semana, dependendo do regime de cumprimento do trabalho por dia, se de 6 horas diretas ou de 8 horas de trabalho com o intervalo de, no mínimo, uma hora.


Qual a importância da assinatura do contrato de compensação de horário?

Sempre que o empregado trabalhar a mais em um dia, no limite máximo diário de 10 horas, ele pode compensar nos dias seguintes, dentro da mesma semana, e desde que a soma de horas na semana não ultrapasse 44 horas semanais, nenhum pagamento de hora extraordinária será devido.

Que providência tomar com um funcionário que chega sempre atrasado para o trabalho?

Primeiro conversar com o funcionário e pedir o seu comparecimento no horário. Caso não seja atendido, o empregado deverá ser advertido, por escrito. Se esta conduta persistir, o caminho é a suspensão (de 1 a 5 dias). Finalmente, se não houver mudança de atitude por parte do funcionário, a solução final é a sua demissão por justa causa.

Recomendações

  • Efetue sempre o registro do empregado, a partir do momento que inicia o trabalho.

  • Não contrate funcionário com documentação pendente.

  • Efetue o treinamento do funcionário antes de colocá-lo no trabalho.

  • Formalize o contrato de trabalho por escrito, esclarecendo as condições, direito e deveres de ambas as partes.

  • Faça o contrato de experiência sempre por escrito. Não se admite contrato de experiência verbal.

  • Documente todos os atos da relação de trabalho.

Fonte: Manual de Conduta Hoteleira

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ABH - 30 Associados!

Chalé do Bosque


O Setor Hoteleiro de Bonito esta se fortalecendo. Juntos, os objetivos são alcançados mais facilmente, e essa é a missão da Associação Bonitense de Hotelaria, levar vantagens e melhorias para o nosso associado.

Atualmente contamos com 30 associados entre chalés, pequenas e grandes pousadas, hotéis, hotéis de luxo e resort. Só no mês de novembro duas novas empresas se associaram. Ficamos muito gratos pela associação a ABH e vamos juntos aprimorar e melhorar o setor hoteleiro de Bonito - MS.


Hotel Santa Esmeralda

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Hotel Arauna


Localizado próximo ao centro da cidade de Bonito-MS, o Hotel Araúna oferece conforto e qualidade aos seus visitantes. Possui 25 suítes com cama de casal e bicama, que totalizam 90 leitos.
Nos apartamentos encontra-se: Ar-condicionado; TV; Frigobar e Telefone.



O Hotel tem uma grande área verde de 40.000 m², oferece bosque com riacho cristalino, quadra de vôlei de areia, piscina, American bar e local para descanso com redes sob as árvores.

Contato:

Fone/fax: (67) 3255-2100
E-mail: contato@hotelarauna.com.br
Site: www.hotelarauna.com.br